Como limpar e desinfetar uma câmara frigorífica?
As câmaras frigoríficas são locais, antecipadamente, preparados para conservar alimentos em baixas temperaturas, sem preocupações com a deterioração, perdas e prejuízos dos mesmos. No entanto, é imprescindível que estas sejam limpas e desinfetadas com regularidade para que cumpram adequadamente a sua função.
Mas, antes de explicarmos como se limpa e desinfeta uma câmara frigorífica, queremos esclarecer que existem dois procedimentos que são realizados por meio de um processo geral:
- Procedimento de limpeza – É o processo que tem como objetivo remover a sujeira e a gordura visíveis.
- Procedimento de desinfeção – É o processo de desinfeção que procura eliminar ou minimizar os microrganismos (vírus, bactérias, etc), que podem contaminar um determinado espaço/local.
Processo geral de limpeza e desinfeção de uma câmara frigorífica:
Considerações gerais:
- A limpeza da câmara frigorífica deve ser realizada no final do dia, para evitar que os resíduos sequem e se colem mais às superfícies.
- Os detergentes nunca devem ser aplicados em forma de espuma, sobre superfícies sem enxaguar e muito menos sobre piso sujo ou com resíduos sólidos.
- Inicialmente, é fundamental varrer todos os restos sólidos.
Processo:
1º- Enxaguar inicialmente as superfícies para retirar a sujidade mais espessa
Esse enxágue deve começar numa extremidade da câmara frigorífica e ir para a área oposta. Desta forma, a sujidade não é transferida de um lado para o outro e as áreas que já foram varridas não ficam sujas.
2º- Aplicação de detergente
O detergente em solução deve ser aplicado sobre todas as superfícies a serem limpas, deixando-o agir por alguns minutos (tempo de contacto que deve ser utilizado para limpeza manual com escovas ou esfregões).
Nota: Se a solução for aplicada em superfícies sujas (com resíduos) o detergente dificilmente conseguirá penetrar.
3º- Enxaguar abundantemente com água potável
A água potável será utilizada para remover a camada de detergente e a sujidade dissolvida e suspensa. A água quente potencializa a ação do detergente e facilita a dissolução da gordura e a sua remoção. Se as superfícies estiverem bem desengorduradas, elas drenam e secam em pouco tempo, retardando o crescimento microbiano.
4º- Aplicação do desinfetante
O elemento de desinfeção que se utilizará será um tratamento de ozono, com um canhão de choque:
5º- Enxaguar o desinfetante
Não é preciso enxaguar o desinfetante, mas será necessário permitir que o ar entre, o que permite que o ambiente seja ventilado.
Como pôde observar, este é um processo simples, mas importante, que lhe irá permitir ter a sua câmara frigorífica limpa e desinfetada.