Edugelar – Especialista em Manutenção de Cervejeiras, Câmaras Frias e Refrigeradores | Limpeza de Camara Frigorifica - Edugelar - Especialista em Manutenção de Cervejeiras, Câmaras Frias e Refrigeradores
Se você deseja saber como limpar câmara fria, saiba que a complexidade desse tipo de equipamento e de produtos que são mais elaborados, sempre fazem a exigência de uma enorme qualidade de higiene.
Geralmente, a higienização da câmara fria necessita do mesmo tratamento para outras unidades da planta, em que se usa processos físicos e químicos adequados, profissionais treinados, além de um fluxograma para a entrada e saída das câmaras.
Além disso, um outro fator que se deve levar em consideração é quanto a higienização adequada de caminhões que possuem câmara fria, onde se deve higienizá-lo depois do descarregamento com detergência e desinfecção, além do jateamento em alta pressão.
Conheça algumas dicas de como limpar câmara fria
Para que você saiba mais sobre como limpar câmara fria, saiba que esse processo deve fazer parte do programa completo de toda a higienização do local, onde o produto possa se encontrar enquadrado na segurança alimentar. Com isso, confira algumas dicas abaixo sobre como limpar:
· É essencial que exista uma revisão preventiva, pois como a câmara fria normalmente funciona diariamente e sem parar, é indicado que essa revisãoseja realizado de forma periódica.
Assim, no momento da revisão os técnicos devem realizar um check-up geral que possa reduzir a probabilidade de que haja qualquer pane por desgaste, e com isso, aumente a eficiência do equipamento.
Geralmente, uma câmara fria parada é como se fosse uma bomba-relógio, pois que se encontra dentro dela pode correr o risco de estragar, e se ela não dispuser de sistemas de segurança e de um monitoramento diariamente, pode ser possível que sejam acionados quando já for tarde demais.
· Outro ponto importante é em relação a organização das mercadorias, as quais necessitam se encontrar organizadas de maneira a promover uma circulação de ar dentro da câmara fria e, com isso, evitar que haja o mau funcionamento do evaporador.
Com isso, vale a penacertificar-se de que exista um espaço que a circulação que seja próximo do teto e entre todas as mercadorias, onde isso inclui que não haja o bloqueamento do ventilador interno, o qual precisa ter também o seu espaço para evitar que a temperatura interna aumente e comprometa o funcionamento do compressor.
· Sobre a higienização da câmara fria, para que se possa limpar, é preciso que use um pano úmido e detergente neutro, além de se lembrar de não usar jatos d’água, principalmente nas áreas de emendas entre os painéis.
Além disso, é indicado ainda que não seja usado qualquer produto que seja a base de cloro, pois pode causar manchas de oxidação nos painéis de alumínio e no aço inox.
Com isso, tais equipamentos com grandes dimensões devem sempre ser limpos de forma periódica para que possa atender as normas de segurança. Como são feitos de metal, são bastante duráveis e fáceis de limpar.
Em relação as paredes interiores e exteriores, normalmente faz-se a exigência de uma limpeza frequente com um detergente suave e que não seja abrasivo, já o piso pode ser varrido com uma vassoura comum, quanto a limpeza dos alimentos derramados assim que ocorrer, irá diminuir a necessidade de limpeza mais pesadas.
Dessa forma, a limpeza e a desinfecção são consideradas como duas coisas diferentes, em que a limpeza é realizada com o objetivo da retirada da matéria orgânica, normalmente visível e que se encontra impregnada nas prateleiras e nas paredes das câmaras frias, sendo um processo anterior a desinfecção.
Além disso, antes de realizar a recolocação de tudo no lugar, se lembre de secar a câmara fria muito bem com um pano limpo, o que vale também para o interior da câmara, o que pode evitar cheiros desagradáveis.
Portanto, procurar saber sobre como limpar câmara friaé essencial e também um processo trabalhoso para que se mantenha o estabelecimento nas melhores condições de higiene, em que é preciso seguir a periodicidade necessária para prolongar a vida útil do equipamento e assim economizar com a manutenção.